Sistema Operativo Gráfico

Facilita aos utilizadores o uso do sistema, pois não é preciso saber as camadas dos sistema operativo para executar tarefas simples ou complexas.
Facilita a interação entre o utilizador e o computador com a abstração de comando de texto.
Permite otimizar as tarefas mais complexas com alguns cliques em janelas, para encontrar as opções ou tarefas a serem executadas.
Possui uma interface gráfica com botões janelas.

Conceito de Janela

Em informática, uma janela é uma área visual contendo algum tipo interface do utilizador, exibindo a saída do sistema ou permitindo a entrada de dados.

Conceitos acerca da interface com o utilizador

Em informática, interface gráfica do utilizador (GUI)- Graphics use interface, é um mecanismo de interação homem-computador com um rato ou um teclado.
O utilizador é capaz de selecionar símbolos e manipula de forma a obter algum resultado gráfico.

Conceito de Monotarefa

Os SO executam apenas uma tarefa de cada vez. Por exemplo, se se utiliza um processador de texto e se pretende fazer um desenho, tem que se fechar o processador de texto e abrir a folha de cálculo. Exemplo de SO: O MS-DOS

 

Conceito de Multitarefa

É a característica dos sistemas operativos que permite repartir a utilização do processador entre várias tarefas aparentemente em simultâneo.

 

Multitarefa de Antecipação

Os sistemas operativos com multitarefa de antecipação esforçam-se por conseguir uma "democratização" dentro do processador. Os seus núcleos mantêm em memória um registo de todos os processos em execução.

 

Multitarefa de Cooperação

este caso de multitarefa, os utilizadores podem executar dois ou mais programas, mas o programa que se encontra em primeiro plano ganha o
controlo sobre o microprocessador e mantém esse controlo até que a tarefa termine. Só depois é que o microprocessador é libertado para se ocupar com os restantes programas. No caso de um programa parar de funcionar, significa que está parado, ou “travado”, não liberta o microprocessador e consequentemente o computador “congela”, ou fica “suspenso”, e o utilizador tem que reiniciar o computador.

 

Contactos

Sistemas Operativos

© 2014 Todos os direitos reservados.