Paradigmas da Programação
Programação Procedimental
O termo Programação Procedimental é às vezes utilizado como sinónimo de Paradigma de programação que especifica os passos que um programa deve seguir para alcançar um estado desejado, mas o termo pode-se referir,como neste artigo, a um paradigma de programação baseado no conceito de chamadas a procedimento. Procedimentos, também conhecidos como rotinas, subrotinas, métodos, ou funções simplesmente contêm um conjunto de passos computacionais a serem executados. Um dado procedimento pode ser chamado a qualquer hora durante a execução de um programa, inclusive por outros procedimentos ou por si mesmo.
A programação procedimental é geralmente uma escolha melhor que programação sequencial e não estruturada em muitas situações que envolvem uma complexidade média e requerem facilidade de manutenção. Possíveis benefícios são:
A habilidade de reutilizar o mesmo código em diferentes lugares no programa sem copiá-lo
Uma forma mais fácil de organizar o fluxo do programa que uma coleção de comandos "goto (programação)" ou "jump" (que podem transformar um programa grande e complicado no assim chamado Código esparguete)
A habilidade de ser fortemente modular e estruturado.
Pode-se programar usando o C++ e o Visual Basic.
Programação Orientada a Objetos
Programação Orientada a Objetos (POO) é diferente da programação procedimental em muitas maneiras. Tudo na POO é agrupado em objetos e se a definirmos no seu sentido mais "puro" é implementada enviando mensagens de objetos para objetos.
Na programação orientada a objetos, implementa-se um conjunto de classes que definem os objetos presentes no sistema de software. Cada classe determina o comportamento (definido nos métodos) e estados possíveis (atributos) dos seus objetos, assim como o relacionamento com outros objetos. C++, #C, VB.NET e Java são alguns exemplos de linguagens de programação orientadas a objetos. ActionScript, ColdFusion, Javascript, PHP (a partir da versão 4.0), Perl (a partir da versão 5) e Visual Basic (a partir da versão 4) são exemplos de linguagens de programação com suporte a orientação a objetos.
A programação orientada a objectos é a sucessora natural da programação estruturada. Em vez de dividir o problema em subproblemas, o programador identifica os objectos envolvidos no problema: objectos com características próprias (propriedades) e com capacidade de realizar certas funções (métodos).Para cada objecto existe uma lista de eventos possíveis e é nesses eventos que se escrevem as instruções necessárias para a acção respectiva.
API
API é um conjunto de rotinas e padrões estabelecidos por um software para a utilização das suas funcionalidades por aplicativos que não pretendem envolver-se em detalhes da implementação do software, mas apenas usar seus serviços.
A API é composta por uma série de funções acessíveis para programação que permitem utilizar características do software menos evidentes ao utilizador tradicional.